7 Dicas que ninguém te conta antes de revender
Veja como começar a revender roupas e ter sucesso.
- A escolha do estilo de roupa;
- Pesquisa de preço e concorrentes;
- Pesquisa de fornecedores;
- Seu público-alvo;
- Plano de negócio;
- Legalize seu negócio;
- Gerenciamento financeiro.
1. A escolha do estilo de roupa.
Em uma escala de importância é sem dúvida um fator determinante para o sucesso do seu negócio, pois é muito mais fácil vender algo que você gosta, concorda? Tenha em mente que quanto mais exótico for o seu gosto, menor será o número de pessoas que irão de encontro com seu estilo. Por outro lado, quando saímos do básico ou do comum, a margem de lucro tende a ser sempre maior.
2. Pesquisa de preço e concorrentes.
Não menos importante é a pesquisa de preço e saber quem são seus concorrentes, seja a venda que chamamos “corpo a corpo” ou a venda digital por e-commerce, marketplace ou redes sociais. Costumo dizer que mais importante do que vender bem é saber comprar bem, e para isso é fundamental saber qual a média de preços seus concorrentes estão praticando naquele nicho de mercado que você escolheu. Se optar por fazer suas vendas de forma física, dentro do seu bairro, faça uma pesquisa nas lojas mais próximas e descubra também quais são as sacoleiras que vendem o mesmo estilo de roupa que o seu.
3. Pesquisa de fornecedores.
Esse é o momento de ter muita calma, separar um caderninho e mergulhar na internet. Tenha muito cuidado com anúncios em grupos do facebook ou posts no Instagram, peça referências, pesquise no Google sobre a empresa. Nunca.....repito! Nunca faça depósito para supostos fornecedores, sem ter feito todo o levantamento sobre a empresa que irá realizar a compra.
4. Seu público-alvo.
Com base no estilo de roupa escolhido, defina qual será o público que se encaixa no seu produto, esse tipo de filtragem, evita que você gaste sua energia a toa. Se optar pela venda física, começe por amigos e parentes.
5. Plano de negócio.
O Plano de Negócios vai definir alguns pontos como:
- Nome da loja – ou seja, sua marca;
- Produtos vendidos – a categoria escolhida e também mais detalhes sobre cada produto;
- Custos – o valor de cada item que irá comprar, além de custos da operação de venda (estoque, funcionários, energia, telefone, embalagens, etc);
- Preço – o valor que irá vender cada item para justificar seus custos e gerar lucro;
- Capital investido – quanto você pretende investir no negócio para ele começar a funcionar;
- Capital de giro – quanto você terá em caixa para suprir a necessidade do negócio durante os primeiros meses.